Pular para o conteúdo principal

Transposição do Rio São Francisco

O que é a transposição do Rio São Francisco?

A transposição do Rio São Francisco é uma obra civil gigantesca que ''visa'' o fim da seca do nordeste, na minha opinião é fachada. É um projeto antigo,de 1985. As obras tiveram inicio em 2007, e sua previsão de termino para 2012, contudo está prevista para 2015. O projeto foi estimado inicialmente em 1 bilhão de R$,agora está estimado entre 3 e 8 bilhões(não sei ao certo,mas o orçamento mais provável está por volta de 5 bilhões). A transposição tem 2 eixos, um de 220 km e outro de 400 km. A obra gerou 5 mil empregos,contudo não haverá um resultado significativo na geração de empregos. Cerca de 12,4 milhões de pessoas seriam beneficiadas.

Inúmeros benefícios teóricos e Incontáveis malefícios práticos marcam a Transposição do Rio São Francisco. Infelizmente a obra como a grande maioria das obras públicas é marcada pela falta de compromisso das empresas responsáveis e do superfaturamento da mesma.

As principais teorias sobra essa obra nos fazem crer que seu objetivo principal é o abastecimento das industrias e dos grandes agropecuários dessas regiões, contrariando com o objetivo de acabar com  ''seca'' dos nordestinos trabalhadores. A nova ''transamazônica'' está progredindo lentamente. 




Um argumento meu que fortifica minhas teorias de que essa transposição não vale a pena é a de que algumas pessoas moram ao redor da Transposição são proibidas de usufruir da água, mesmo que seja uma utilização ínfima.Isso é um fato constatado por mim através de uma entrevista da record há alguns anos atrás.

Solução?


''o nordeste é a região mais açudada do mundo com 70 mil açudes nos quais são armazenados 37 bilhões de m³ de água. Portanto, o problema da seca poderia ser resolvido apenas com a conclusão das mais de 23 obras de distribuição que estão paradas nos municípios contemplados pela obra de transposição a um custo muito mais barato e viável do que a transposição do maior rio inteiramente nacional.''


Fontes: Internet e http://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Normalidade

"O louco que nu andava pelas ruas, O louco que só comia aquilo que era vivo O louco vegano era estranho, Serei mesmo louco para aquele que não entende a loucura da normalidade." Só me pergunto qual estranheza é maior, um homem nú comendo uma maçã ou um homem vestido trabalhando para pagar suas dívidas.

Viver é fácil

V iver é fácil para aqueles que tiveram pais inteligentes ou alguém cuja ensinou-lhe algo de útil na vida e até mesmo para os desprovidos dessas pessoas,  perceberam que o estudo era o único jeito de sair da sua hipocrisia,da sua vida monótona, sua vida pobre material,espiritual ou social. Espiritual me refiro a vida amorosa e não religiosa. Essas pessoas tem motivos para viver, pois a vida triste e monótona é oriunda da falta de dificuldades, gerando o comodismo e logo a ociosidade, já as pessoas que percebem o estudo como um escape tem motivos ou pais que os estimularam para tal.Quando falo isso, me baseio na minha própria vida. O porquê? P ois quando eu não estudava, tirava notas baixas, passava o dia jogando ou me masturbando a vida se tornava chata e idiota, é claro que sim, eu ignorava as dificuldades, justamente por serem difíceis, já que estava acostumando e acomodado, porque iria me estressar ou fazer algo que considerava chato? Também era claro e se tornou muito mais clar